19.12.06

Os Infiltrados
(mas poderia ser Scorsese voltou a ser "o cara")


Eu não sei exatamente o que Scorsese e Di Caprio conversaram de pé de ouvido com Jack Nicholson, que se recusava a fazer o papel de Costello, que antes disso tinha sido oferecido a Robert De Niro, que recusou o papel por estar dirigindo The Good Sheperd. Mas eu sei que valeu a pena.
Aliás, Di Caprio é a maior surpresa desse filme. Pensei que Scorsese tinha cismado com o moço, assim como todo técnico de futebol cisma em manter no time certos pernas-de-pau, mas Di Caprio calou a boca de 2/3 do mundo. Seu Costigan tem conflitos bastante convincentes, por ser obrigado a anular sua real existência e servir à polícia como espião infiltrado na gang do tal Costello, um gangster um tanto quanto psicopata que coube bem direitinho na pele do velho Nicholson, que apesar de continuar interpretando Jack Nicholson como invariavelmente acontece, desta vez parece um Nicholson menos forçado e com um sarcasmo convincente e às vezes assustador, mas sempre divertido sem ser engraçadinho.
Matt Damon me parece um pouco sem sal, coisa que meio que sempre achei mesmo com suas boas participações nos Oceans 11 e 12 e Supremacia Bourne, mas acho que o ápice dele (até que apareça novo ápice, se é que isso existe) foi mesmo em Gênio Indomável. Seu Collinn Sullivan é um personagem que poderia ser mais rico. Acho eu, que não deveria mesmo achar era nada.
Scorsese já fazia um tempo que não fazia coisas deveras very interesting e, convenhamos, merecia 12 chibatadas pelo “ai Academia, por favor, me dá o Oscar” que foi O Aviador. Mas, olha só: Os Infiltrados é bom. Mesmo. São duas horas e meia de filme que deixam a gente com vontade de um monte de coisas, mas principalmente, de ser diretor de cinema. Tudo bem que tem muito tiro, muito sangue, muita morte, muito “fuck”, muito “cunt”, mas como falar de máfia irlandesa em Boston e polícia sem falar tanto “fuck”? Seria como Cidade de Deus sem “puta-que-pariu” ou jogo de futebol sem “vá se fuder”. Mas os Infiltrados, de certa maneira, é bom por isso. Porque tem muito tiro e cada tiro é uma surpresa, e nem vou contar quem morre no final senão não cabe nesse post, e porque de vez em quando é bom a gente ver um filme violento e ir comer um filé à parmegianna na sequência. Já falaram sobre uma visão política, uma crítica às instituições, que o velho Martin panfletou, mas, sinceramente, o que eu vi foi um puta, puta filme, e pode ser que agora que ele não está pedindo com tanta ênfase o Oscar resolva cair merecidamente no seu (dele) colo.
(Mas vem cá, e o cabelo do Mark Wahlberg, porque tá tão esquisito?)
P.s.: Ia esquecendo da trilha: Rolling Stones, Pink Floyd, Lennon, Van Morrison, Patsy Cline, Badfinger e ainda um som de gaitas de fole que fica lindo em várias sequências. Vale a pena rever o filme e prestar atenção na trilha. Vale. Acho que vou procurar o Cd.

Ficha Técnica
Título Original: The Departed
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 149 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Site Oficial: http://thedeparted.warnerbros.com
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Vertigo Entertainment / Plan B Entertainment / Media Asia Films Ltd. / Initial Entertainment Group
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: William Monahan, baseado em roteiro de Siu Fai Mak e Felix Chong
Produção: Jennifer Aniston, Brad Grey, Graham King, Brad Pitt e Martin Scorsese
Música: Howard Shore
Fotografia: Michael Ballhaus
Desenho de Produção: Kristi Zea
Direção de Arte: Teresa Carriker-Thayer e Nicholas Lundy
Figurino: Sandy Powell
Edição: Thelma Schoonmaker
Efeitos Especiais: Lola Visual Effects

Elenco
Leonardo DiCaprio (Billy Costigan)
Matt Damon (Colin Sullivan)
Jack Nicholson (Frank Costello)
Martin Sheen (Oliver Queenan)
Vera Farmiga (Madeleine)
Mark Wahlberg (Dignam)
Anthony Anderson (Brown)
Ray Winstone (Sr. French)
Alec Baldwin (Ellerby)
Dion Baia (Donegan)
Lyman Chen (Robert Yan)
Derrick Costa (Oficial Doorley)
Kristen Dalton (Gwen)
Conor Donovan (Colin Sullivan - jovem)
Shay Duffin (Jimmy)
Brian Haley (Detetive Flynn)
Amanda Lynch (Carmen)

9.12.06

Closer
[ou atire a primeira pedra]
[ou o amor não é para covardes]
[ou e você, é capaz de suportar a verdade?]



Take One:
ALICE: It's the only way to leave. "I don't love you anymore. Goodbye."
DAN: Supposing you do still love them?
ALICE: You don't leave.
DAN: You've never left someone you still love?
ALICE: Nope.

Take two
Alice walks off.
ANNA: She is beautiful.
DAN: I've got to see you.
ANNA: No.
DAN: What is this, patriotism?
ANNA: I don't want trouble.
DAN: I'm not trouble.
ANNA: You're taken.
DAN: I've got to see you.
ANNA: Tough.
DAN: _You_ kissed me!
ANNA: What are you, 12?
Alice comes back.

Take three
DAN: You think love is simple. You think the heart is like a diagram.
LARRY: Have you ever see a human heart? It looks like a fist wrapped in blood! Go fuck yourself. You writer! You liar!
LARRY: You go check a few facts while I get my hands dirty.
DAN: She hates your hands. She hates your simplicity.
LARRY: Listen. I spent the whole of the last week talking about you. I know all your little ways. Anna tells me you fucked her with your eyes closed. She tells me you awaked in the night crying for your mother, you mommies boy. I could go on. Shall we stop this?
LARRY: It's over. Accept it.
Dan starts crying.

Take four
DAN: I love you!
ALICE: Where?!
DAN: What?!
ALICE: Show me! Where is this love? I... I can't see it, I can't touch it. I can't feel it. I can hear it. I can hear some words, but I can't do anything with your easy words. Whatever you say is too late.

Ficha Técnica
Título Original: Closer (odeio o "perto demais")
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: www.pertodemais.com.br
Estúdio: Icarus Productions / John Calley Productions / Avenue Pictures Productions
Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment / Buena Vista International
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Patrick Marber, baseado em peça teatral de Patrick Marber
Produção: Cary Brokaw, John Calley, Robert Fox, Mike Nichols e Scott Rudin
Fotografia: Stephen Goldblatt
Desenho de Produção: Tim Hatley
Figurino: Ann Roth
Edição: John Bloom e Antonia Van Dermellan

Elenco
Natalie Portman (Alice)
Jude Law (Dan)
Julia Roberts (Anna)
Clive Owen (Larry)